Artigo de blog: guia essencial para atraíres novos leitores

Optimiza os teus artigos de blog para chegares ao teu público-alvo de leitores (e futuros clientes!). Segue este guia para começar.

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Hoje em dia, uma das mais sólidas ferramentas de marketing de conteúdo é a criação, manutenção e constante actualização de um blog. O blog permite que promovas conteúdo sobre os teus produtos ou serviços de forma regular, atraindo potenciais clientes e leitores assíduos que encontram nas tuas palavras valor.

Porque deves criar um blog?

Os blogs têm o objectivo de:

  • informar
  • entreter
  • educar

e têm o extraordinário intuito de cimentar a confiança dos teus seguidores que, muito provavelmente, acabarão por ser teus clientes mais tarde ou mais cedo.

Por onde começar?

 

1. Conhece o teu público-alvo

Define as tuas marketing personas, o teu público-alvo, aquelas pessoas que são mais susceptíveis de adquirir os teus produtos ou serviços.

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Dicas para definires o teu público-alvo.

Ao saberes para quem vais comunicar, podes adaptar da forma mais correcta o teu conteúdo:

  • qual o tom com o qual vais comunicar (formal ou informal; ligeiro e divertido ou rígido e técnico, etc)
  • qual a pessoa verbal a que te vais dirigir (segunda pessoa do singular ou do plural, por exemplo)

 

2. Define tópicos de escrita

Depois de teres presente para quem vais comunicar, coloca mãos à obra (ou à escrita). Sobre o que é que deves escrever? Se não tens ideias para tópicos, começa por responder a estas questões:

 

  • Quais são as perguntas que o meu público-alvo faz com maior frequência?
  • Em que é que o meu público-alvo precisa de ajuda?
  • O que quero que as pessoas saibam sobre os meus produtos ou serviços?
  • O que é que a minha concorrência anda a escrever nos seus blogs e redes sociais?

 

Tendo por base a resposta a estas perguntas, cria uma lista de tópicos sobre os quais queres falar. A tua lista de tópicos pode dar origem a uma variedade imensa de artigos que vão poder ajudar os teus leitores a saber cada vez mais sobre um determinado assunto.

Blog text with young woman holding a tablet computer in a chair

 

3. Atrai leitores para o teu blog

Com a imensidão de conteúdo disponível online sobre tópicos iguais ou idênticos sobre os quais queres escrever, deves apostar no SEO (Search Engine Optimization). Tópicos bem definidos ajudam a melhorar os teus resultados nos motores de pesquisa, sobretudo se forem coerentes com o conteúdo do teu artigo.

Não precisas de grande expertise para tornares o teu blog facilmente descoberto nos motores de pesquisa.

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Atribui keywords aos teus tópicos

Para cada tópico deves associar uma keyword (ou palavra-chave) específica. Evita keywords muito curtas ou genéricas, porque acabarão por fazer com que o teu artigo de blog se perca na amplitude da concorrência. Pelo contrário, opta por keywords de cauda longa (ou long tail), que são pequenas frases de cerca de três palavras ou mais e que acabam por permitir uma segmentação mais qualificada dos teus leitores.

Por exemplo, se o objectivo do teu blog é informar e vender serviços para mulheres que querem perder peso de forma saudável, podes ter como tópicos receitas com determinado ingrediente ou alento e como keyword de cauda longa precisamente esse ingrediente/alimento. Por exemplo:

 

Tópico: Os principais benefícios da quinoa numa alimentação saudável + Keyword: principais benefícios da quinoa

 

Coloca sempre a tua keyword no título do blog, de preferência logo no início. Se o teu título for muito comprido, podes optar por colocar a keyword dentro de [ ]. Por exemplo:

 

[Benefícios da Quinoa] Os principais benefícios da quinoa e 10 receitas saborosas com quinoa essenciais para um estilo de vida saudável

 

Analistas de marketing admitem que títulos de blog com as keywords entre [ ] convertem cerca de 38% mais que títulos corridos e sem pontuação.

 

Coloca as keywords ao longo do copy do teu artigo

Para aumentares as hipóteses de potenciais leitores de encontrarem, enche o teu texto com a tua keyword. Não tens de a colocar sempre exactamente da mesma forma, podem ser pequenas variações:

“Hoje vou falar da quinoa e dos seus principais benefícios”.
“Se ainda não incluíste a quinoa na tua dieta, deixo-te uma lista dos seus principais benefícios”.

Se o teu título e keyword prometem determinado conteúdo, sê coerente e escreve exactamente sobre aquilo que os teus leitores estão à procura.

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4. Organiza visualmente o teu conteúdo

Parece quase insignificante, mas faz toda a diferença. Ninguém tem paciência (nem tempo) para ler blocos densos de texto na internet. Por esse motivo, usa e abusa dos espaços em branco e de elementos visuais.

Tenta organizar o teu texto em listas, em parágrafos separados por sub-títulos com tamanho H2 ou, no máximo, H3, e escreve parágrafos com não mais que 300 palavras entre sub-títulos.

Imagens e vídeos são conteúdos visuais poderosos para quebrar a monotonia de um texto longo. Embora tenham um papel cosmético, servem também como chamariz ao teu blog. Por isso é muito importante definires um Alt Text para cada uma das imagens que colocas no teu artigo.

O Alt Text é, como o nome indica, um texto alternativo à imagem que surge quando o browser do leitor não consegue carregar a imagem. Por exemplo, se tiveres uma imagem de uma receita feita com quinoa, podes escrever no alt text da imagem o nome da receita.

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Dicas:

  • evita alt texts com mais de 5 palavras
  • coloca a keyword no alt text
  • coloca as imagens sempre no domínio do blog para evitar “quebras”
  • grava a imagem no tamanho que queres que ela apareça no teu blog (assim evitas erros de formatação)

 

5. Enriquece o teu conteúdo com links para outros artigos

Encaminha os teus leitores para outros artigos do teu blog que complementem o conteúdo do artigo que estão a ler. É uma boa forma de reavivar artigos mais antigos, aumentando a sua visibilidade e potencial de conversão.

 

6. Optimiza o URL final do teu artigo

Por defeito, as plataformas de blogging (como o WordPress) criam um URL baseado no título completo do teu artigo. No entanto, aconselha-se a que edites o URL, mantendo, no máximo, 5 palavras, todas separadas por hífenes e, claro, contento a teu keyword.

Exemplo: principais-beneficios-quinoa-receitas

Dicas:

Não utilizes pontuação, acentuação e maiúsculas.

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Noutros artigos iremos dar-te dicas sobre como escolher as melhores keywords, e mais informação relevante. Subscreve o nosso blog para receberes mais dicas sobre como optimizar o teu blog.

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