Vestido(a) para o sucesso

Sabias que o que vestes pode influenciar a tua performance e o teu estado de espírito e dos que te rodeiam? Não é por acaso que certos “dress codes” são tão acentuados em determinadas profissões.

Num brevíssimo olhar pela História, vemos que a roupa sempre teve um papel preponderante na definição de estrato social, não só pela forma e tecido, mas também pela cor. Não raras vezes, éditos obrigavam a que certas cores ficassem reservadas apenas a determinado grupo social.

Hoje em dia existe uma enorme liberdade de escolha e cada um pode definir o seu próprio estilo, baseando-o nas tendências da moda, nas directivas de alguma sub-cultura ou sendo, meramente, original e inventivo.

No entanto, a maneira como nos vestimos, e a escolha de algumas cores, influencia as nossas emoções e as percepções alheias. Estudos concluíram um série de curiosos comportamentos perante a roupa, alguns dos quais te mostramos neste artigo.

 

Usar fato e gravata mantêm níveis de testosterona…

Businessman hands with cufflinks. Elegant gentleman clother

… que são essenciais na hora de negociar. Um célebre estudo publicado no Journal of Experimental Psychology: General dava conta de uma experiência realizada com grupos de indivíduos vestidos com roupas formais e outros vestidos informalmente, cujo desafio era negociar com parceiros.

O grupo vestido formalmente obteve melhores negócios que o outro grupo. A forma como estavam vestidos influenciou directamente a confiança dos negociadores, reduzindo os níveis de testosterona no caso do grupo dos vestidos informalmente, e dando maior credibilidade aos restantes.

 

O estilo da roupa afecta a nossa linguagem oral e corporal…

same man in different style clothes

Parece mentira, mas é a conclusão deste estudo publicado no Journal of Applied Social Psychology. Ela defende que a percepção que temos de nós próprios muda consoante a forma como nos vestimos, alterando o nosso comportamento. Assim, se nos vestirmos de forma formal, a tendência é a de utilizarmos mais adjectivos formais e termos um comportamento mais de acordo com a forma como estamos vestidos.

 

… a nossa performance laboral…

Male doctor in white coat with stethoscope

Desde pequenos que associamos uniformes a valores e virtudes. Unidade, ordem, obediência e inteligência são alguns exemplos. E, talvez por esse motivo, tendemos a comportar-nos de acordo com os valores associados a esse uniforme. Quem o afirma é um estudo publicado no Journal of Experimental Social Psychology em que dois grupos de pessoas foram levados a prestar várias tarefas, um vestido com a bata branca de médico, o outro vestido com a sua roupa do dia a dia. O grupo da bata de médico desempenhou as suas tarefas com maior destreza que o outro grupo, mostrando que absorveram o seu papel de “médicos”.

 

… e atribui-nos status

Fato e gravata são símbolos de um estrato social elevado e, por conseguinte, rapidamente associados a cargos dominantes. A escolha deste tipo de roupa é estratégica, sobretudo se assumimos cargos de chefia. Pelo contrário, se nos queremos nivelar com os restantes colaboradores, assumir um estilo mais casual é a opção a seguir.

A bata branca de médico concede sabedoria e autoridade, levando as pessoas que lidam com profissionais de bata branca a confiar (quase cegamente) na sua palavra.

 

Queres passar a ideia de autoridade? Veste preto!

Man in black suit and adjusting his necktie

O preto é uma cor muito elegante, mas tem um efeito emocional muito poderoso em quem o veste e nas pessoas em redor. Cores escuras estão associadas a confiança, poder e autoridade. Não é por acaso que os políticos utilizam fatos de cores escuras, ou que Steve Jobs preferia vestir-se de preto, ou que esta é também a cor predilecta de muitos estilistas, como Michael Kors, ou a cor associada a personagens de poder, como o Padrinho.

 

Se te vestes de cinzento é porque não gostas de chamar a atenção

Female executive doing video call on laptop

O cinzento é uma cor discreta, associada a alguma passividade. É a cor ideal para quem quer passar despercebido. Para dar um toque criativo ou elegante, os especialista sugerem conjugar o cinzento com amarelo ou roxo, por exemplo.

O mesmo acontece com cores neutras ou tons pastel. São cores suaves que não ferem a vista e que ajudam os outros a encarar-te como alguém acessível e pouco agressivo.

 

 

Evita o roxo ou vermelho se trabalhas num ambiente casual

Mann im Anzug

Cor da realeza, do luxo e do requinte, o roxo pode causar distanciamento e desconforto, precisamente pela sua conotação tão elitista.

O vermelho é uma cor que provoca sentimentos contraditórios (nem sempre positivos) nas pessoas. Chama muito a atenção, provocando distracção e uma certa ideia de perigo, não sendo portanto a cor ideal para usar numa reunião.

 

Queres ser contratado para um novo trabalho? Escolhe o azul escuro!

A young pretty smiling girl against a modern gray loft-style wal

Estamos constantemente a ser avaliados, e a nossa roupa é um inevitável cartão de visita. Com base na avaliação de vários recrutadores, a CareerBuilder concluiu que o azul é a cor mais fiável na hora de contratar. Os recrutadores consideram, ainda que vestir certas cores diz o seguinte dos entrevistados:

  • preto = liderança
  • azul = membro da equipa
  • cinzento = capacidade analítica
  • castanho = confiável
  • vermelho = poder
  • branco = organização
  • verde, amarelo, roxo = criatividade
  • laranja = pouco profissional

 

Laranja, a cor certa para te fazer sair da inércia

O laranja pode ser uma cor desajustada para o âmbito profissional, mas é uma cor cheia de energia que estimula o cérebro, sendo ideal para traje de desporto.

 

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