O poder da resiliência

Uma pessoa resiliente é aquela que tem a capacidade de se adaptar às mudanças ou que não desiste quando as coisas não correm como o esperado; pelo contrário, aprendem com os erros e tentam corrigir e fazer melhor da próxima vez. Isso é importante tanto em situações da vida pessoal, quanto na vida profissional.

COMO SÃO AS PESSOAS RESILIENTES?

ENFRENTAM DESAFIOS

O que diferencia as pessoas resilientes é que elas não vêem as más situações como um problema, mas sim com um desafio que precisam de enfrentar. Em vez de ficarem a lamentar ou a culpar-se por algo que não resultou, olham para os seus erros e sabem que acontecem, e tentam tirar lições para que não se repitam mais.

SÃO COMPROMETIDAS

Determinam objetivos para a vida, tanto pessoal quanto profissional. E não nos estamos a referir ao futuro distante, mas sim ao próximo dia, tal como dedicar tempo para os amigos e família, levar o cão a passear, ajudar uma instituição e dispor-se a cumpri-los. É isso que motiva as pessoas resilientes a levantarem-se todos os dias sem reclamações.

TÊM CONTROLO PESSOAL

Sabem determinar situações que merecem a dedicação e, geralmente, são aquelas em que têm controlo e que as suas atitudes farão a diferença. Desta forma, sentem-se confiantes e fortes, e não gastam energia com situações que não têm futuro, nem se vitimizam.

SÃO OTIMISTAS

Resiliência e otimismo são praticamente a mesma coisa, pois pessoas resilientes, geralmente, como foi mencionado anteriormente, vêem situações más como desafios, ou seja, tudo é passageiro e sabem que terão outras oportunidades para resolverem o problema ou fazerem melhor. Sabem que são bons e capazes e, se não funcionou, foi por algo do momento e não porque não sabem fazer determinada coisa. Por isso, não alastram para outras áreas da sua vida, como dizer “não sou bom em nada” ou ” faço tudo mal”.

SÃO EMPÁTICAS E CONFIANTES

Possuem um bom relacionamento com as pessoas com quem convivem e sabem respeitar diferenças, pois sabem que cada um tem a sua forma de ser. Assim como esperam que façam o mesmo com elas, não se deixam afetar por comentários negativos ou pressões para tomarem atitudes que não concordam.

 

DESENVOLVE A RESILIÊNCIA

Se leste tudo e não te identificaste, calma, nós vamos dar-te algumas dicas! Não é de uma hora para outra que conseguirás mudar as tuas atitudes, mas pequenas práticas no dia a dia podem ajudar-te a chegar lá!

DORME E FAZ EXERCÍCIO

Estar bem descansado e cuidar da saúde e do corpo faz com que os teus níveis de stress se tornem mais pequenos, conseguindo, assim, ter mais controlo sobre os teus sentimentos e atitudes em certas situações.

TEM CONSCIÊNCIA

Quando te vires numa situação má, em que algo de errado aconteceu, para e respira por alguns instantes. Isto fará com que mais oxigénio chegue ao teu cérebro e, assim, conseguirás pensar melhor numa solução, para além de relembrar que erros acontecem. Além disso, analisa o ocorrido, pensa o que poderia ter sido feito para evitar e previne-te para, caso ocorram cenários parecidos no futuro, já saibas o que fazer. Em qualquer situação tiramos sempre alguma lição.

CRIA PEQUENOS PLANOS

Estabelece uma pequena meta alcançável por dia, como mandar uma mensagem para aquela pessoa querida só para saber se ela está bem. Com o tempo vai aumentando a complexidade das metas e verás que é bom ter objetivos que te estimulem, pois assim ganharás mais energia para enfrentar o dia a dia.

PRATICA EMPATIA

Tenta colocar-te no lugar do outro em qualquer situação, isso vai-te ajudar a ter mais respeito pelo próximo e a entender as suas atitudes. É importantíssimo para quebrar preconceitos e criar um ambiente harmonioso, o que poderá criar boas amizades, principalmente no trabalho, o que te dará mais forças para aguentar a rotina.

 

Não desanimes, pode ser um caminho mais fácil para uns e mais difícil para outros, mas todos conseguem e verás diferenças na tua vida quando te tornares mais resiliente!

Que tal falar com um dos nossos Personal Coach’s ou Psicólogos para te ajudar nessa mudança? Vê com quem mais te identificas e marca uma sessão já!

 

Anúncios

One thought on “O poder da resiliência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s