6 COISAS ESSENCIAIS PARA ALIVIAR A TUA ROTINA DE TRABALHO

Tens um trabalho acelerado e tenso? Preserva a tua saúde e bem-estar tirando 10 minutos para relaxar. Entre exercícios de relaxamento a pausas para sonhar acordado, arranja tempo para ti todos os dias durante o teu horário de expediente.

Porque é que é importante parar?

A qualidade do teu trabalho não se mede pelas horas que passas em frente ao computador, mas pelos resultados apresentados. Às vezes somos mais produtivos em 20 minutos do que em 2 horas. Pausas para relaxar (que podem incluir realizares exercícios rápidos ou fazeres tarefas que te dêem prazer) são essenciais para desempenhares as tuas funções mais motivado e fresco.

Relaxar ajuda a

  • diminuir tensão e desconforto físico e psicológico
  • desligar a mente de problemas, querelas e outros assuntos que causam stress
  • (re)focar na resolução de problemas aparentemente insolucionáveis
  • aliviar do stress, manter a calma e melhorar o trato com os outros, gerando um bom ambiente
  • melhorar a tua postura física
  • aumentar a tua boa disposição e motivação para trabalhar

Por isso, sempre que puderes, faz uma pausa para dar descanso ao teu corpo e mente.

1. Se trabalhas sentado, levanta-te e mexe-te

Young man doing sports and jogging, runing in a park.

Passar o dia sentado sem esticar as pernas é prejudicial para a circulação e articulações. Sempre que puderes, levanta-te e vai dar um volta e esticar as pernas. Se não és adepto do exercício físico, devias considerar pelo menos uma actividade que te obrigasse a mexer com regularidade. O exercício físico estimula a produção de endorfina e reduz a adrenalina, o que resulta em maior bem-estar.

2. Faz exercícios de alongamento na tua cadeira

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Estica os braços no alto da tua cabeça e inclina-te para a esquerda e para a direita 5 vezes. Estica os braços à frente dos ombros e junta as palmas das mãos. Abre e fecha os braços mais 5 vezes. Podes também esticar as pernas na tua cadeira, esticando ou flectindo os pés 5 ou 10 vezes.

3. Ouve música

2018-05-08

Liga o rádio ou coloca os fones e o Youtube ou o Spotify a funcionar. Para muitos a música ajuda a concentrar, para além de encher o ambiente de alegria e dinamismo. A música estimula os sentidos e as emoções, podendo ser estrategicamente escolhida para o efeito. Cientistas britânicos elegeram a música “Weightless”, da banda Marconi Union, como a mais relaxante do mundo. Vê aqui o top 10 das músicas mais zen:

1. Marconi Union and Lyz Cooper – Weightless
2. Airstream – Electra
3. DJ Shah – Mellomaniac (Chill Out Mix)
4. Enya – Watermark
5. Coldplay – Strawberry Swing
6. Barcelona – Please Don’t Go
7. All Saints – Pure Shores
8. Adele – Someone Like You
9. Mozart – Canzonetta Sull’aria
10. Cafe Del Mar – We Can Fly

4. Medita

Yoga for businesspeople relaxation

Tira 5 a 10 minutos de pausa para meditar. Vai para um local tranquilo, fecha os olhos, inspira fundo e expira suavemente. Procura esvaziar a mente. Estes momentos são óptimos para relaxar de forma profunda, recarregando as tuas energias para prosseguir a etapa da rotina laboral.

5. Escreve, desenha ou pinta

Hand write on notebook, on bright background

Se o teu cérebro está a pedir para te dedicares a uma actividade lúdica durante 5 ou 10 minutos, faz-lhe a vontade. Existem livros de colorir para relaxamento, pois as cores têm um efeito terapêutico e criativo. Há quem prefira pegar na caneta e desenhar. Não é necessário ser um Picasso, basta dar largas à imaginação. Poetas ou adeptos da prosa poética, aproveitem as pausas para colocar no papel os vossos pensamentos.

6. Sonha acordado

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Parece um pouco deslocado, sobretudo no local de trabalho… no entanto, está estudado que tirar 15 minutos do dia para reflectir nos sonhos ou relembrar momentos felizes é altamente benéfico. Não somos nós a dizer, mas Scott Barry Kaufman, o director científico do Imagination Institute da Universidade da Pennsylvania, nos EUA. Segundo o investigador, esses 15 minutos de fantasia mental ajudam-nos a encarar problemas de forma mais criativa e simplificada, coisa que não acontece quando estamos focados num problema.


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