O PODER DO INCENSO

Além de perfumar o ambiente, o incenso é um poderoso purificador de energia. Já reparaste que o incenso está sempre presente em ambientes tranquilos, com forte componente espiritual? Utilizado em diversas culturas há milénios, o incenso tem aromas variados com diversos simbolismos associados.

O que é o incenso

A palavra incenso tem origem no Latim e significa queimar. São comummente feitos a partir de resinas de árvores aromáticas e carvão vegetal e têm o formato de vareta. Quando a vareta é queimada, solta um fumo perfumado. Este fumo aromático assume um simbolismo de purificação ou comunicação com o divino, sendo a sua utilização transversal a quase todas as religiões e culturas, embora com propósitos diferentes.

bloom-blossom-chairs-208504

Milénios de História

A origem do incenso é extremamente remota, havendo relatos da sua utilização nas antigas civilizações. Os egípcios, por exemplo, eram fervorosos fabricantes de incenso, queimando-o em honra dos seus deuses. Os cristãos adaptaram o seu uso em cerimónias religiosas, sendo que este passou a servir não só como oferenda, na senda da oferta de incenso ao recém-nascido Jesus pelos Reis Magos, mas também como ligação ao divino. Muitos também acreditavam que eram formas de levar os desejos aos céus e ajudar na libertação da alma.

A prática do incenso é transversal a civilizações como a Grega e Romana, e a religiões como Hinduísmo, Budismo, Islamismo e Judaísmo, tendo chegado aos nossos dias com uma história enriquecida por milhares de anos de sabedoria.

Hoje são usados não só pelo lado espiritual, mas igualmente como decoração também pelos mais pragmáticos. Isto porque a escolha é abundante: há diversos tipos, tamanhos, cores e aromas, e sempre feitos de óleos essenciais e ingredientes naturais.

Incenso

Um incenso para cada momento

Os aromas do incenso têm a sua função sensorial e espiritual. Vamos dar-te alguns exemplos (embora hajam muitos mais aromas) para que possas inundar a tua casa/escritório destes maravilhosos cheiros, intitulados por muitos de “perfume dos deuses”!

Alecrim e Arruda

Muito utilizados para renovar as energias do ambiente e atrair protecção espiritual. São aconselhados para “afastar o mau olhado”. O Alecrim também está associado à manutenção da juventude e à atracção do amor e da intelectualidade.

Alfazema

Este é o aroma ideal para quem é mais sensível a cheiros ou mesmo para crianças. Tem um efeito tranquilizante, sendo ideal para quem quer afastar o stress e acalmar a sua mente.

Almíscar

Por ser afrodisíaco, é ideal para ambientes românticos. É também utilizado por quem procura atrair sorte e despertar a sua intuição.

Camomila

Pelas suas propriedades calmantes, o aroma a camomila é a opção certa para relaxar.

Canela

O seu aroma exótico tem diversas utilidades. Ficarás surpreendido(a) ao saber que o incenso de canela é anti-séptico, podendo ser utilizado para purificar o quarto de doentes e conceder-lhes nova energia. É também estimulante do apetite, embora possa ser queimado por quem está de dieta, pois o seu efeito reequilibra o organismo. É ainda um dos preferidos para atrair dinheiro e sucesso nos negócios.

Cânfora

É um incenso utilizado para aliviar ambientes tensos e quebrar mágoas e ressentimentos. Numa vertente mais positiva, a cânfora é queimada para atrair sucesso profissional e reequilibrar as emoções.

Sândalo

Um dos aromas mais utilizados no mundo inteiro, é a escolha mais comum para rituais de meditação e elevação espiritual e momentos de reflexão.

Há dezenas de aromas disponíveis no mercado, cada um com um propósito específico.

Queres experimentar, mas não consegues decidir ou queres entender um pouco mais sobre o poder do incenso? Agenda uma sessão com um dos nossos terapeutas!

Percebes de incenso e dos seus poderes relaxantes e curativos? Ajuda outras pessoas a escolher o aroma certo.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s