5 CONSELHOS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE

Sermos produtivos é um desafio nos tempos que correm. Com inúmeros estímulos vindos de todas as direcções, estamos com a atenção em constante solicitação. No entanto, encontrar caminhos para a produtividade é mais simples do que parece.

Damos-te 5 conselhos rápidos para começares a aproveitar melhor o teu tempo.

1. Estabelece os teus prazos

Não esperes que sejam os outros a delegar datas-limite para as tuas tarefas. Sê pró-activo e define prazos para ti mesmo para evitares procrastinar. Quando o tempo fica limitado, as tuas prioridades ficam mais claras, e o teu ritmo adapta-se, ajudando-te a terminar as tarefas com sucesso.

 

2. Avalia as tuas tarefas consoante a importância e urgência

Foi-te pedido quer termines o relatório de contas da empresa e uma apresentação para a reunião do dia seguinte. Enquanto te empenhas em decidir qual dos dois vais iniciar asap, alguém te pede para redigir um email sobre o follow-up da reunião de segunda-feira.

a) não realizes as tarefas na ordem com que te são pedidas; antes prioriza consoante a importância e urgência. Das três tarefas pedidas, qual a mais urgente?

Por vezes esquecemos de fazer este exercício e perdemos tempo com tarefas de menor importância. Não caias nesse erro para evitar stress desnecessário.

 

3. Prevê o tempo gasto em cada tarefa

Cada tarefa que desempenhas é tempo e esforço que gastas. Por isso é uma boa ideia estimar o tempo necessário para o seu desempenho. Podes gastar 2 minutos a escrever um email e 4 horas a redigir um relatório de contas. Se tiveres noção do tempo que gastas, consegues organizar melhor a tua agenda, o que te torna mais eficiente.

 

4. Esvazia a tua mente do que não interessa para aumentar a criatividade

Não penses de mais em “e se” que possam comprometer ou atrasar o teu trabalho. Sê prático e separa o trigo do joio para te focares, apenas, no essencial. Se tens de entregar o relatório de contas, foca-te no conteúdo primeiro e organiza o design depois. Assim estás focado no essencial.

 

5. Antes dos detalhes, planeia o todo

Todas as tarefas têm um objectivo. Antes de te debruçares nos detalhes, convém teres a ideia do todo. Assim saberás de antemão o que é necessário e acessório. À medida que vais trabalhando os detalhes, já poupaste tempo precioso.

Foram úteis, estas dicas? Deixa-nos a tua opinião!

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