COMO EVITAR QUE MAU PORTUGUÊS AFETE O TEU TRABALHO

Não prejudiques a tua reputação com erros ortográficos. Ler um texto mal redigido é uma tortura e uma perda de tempo e pode colocar-te na lista negra dos clientes. Porque escrever é uma competência, e não uma arte, deixamos-te seis dicas para não tropeçares nas armadilhas da língua portuguesa.

Não temos de ser escritores para escrever bem. A conjugação correta da gramática é suficiente para nos fazermos entender sem grandes artes ou floreados. Para os que não são fãs de grandes escritas, não há escape possível. Diariamente lidamos com a escrita, seja a redigir ou a ler emails, a escrever conteúdo para documentos profissionais, memorandos ou publicações nas redes sociais.

Imagina o que é ler um email sem pontuação ou acentuação. O sentido pode ficar todo alterado e a mensagem não passar da forma certa. Se os teus clientes receberem mais de 50 emails por dia, não vão querer perder tempo a tentar compreender outra língua que não seja português. Descobre os erros de ortografia mais comuns.

Mau português é altamente nocivo para a tua credibilidade profissional porque faz parecer:

  • que és preguiçoso(a) e lês pouco
  • que és desleixado e pouco atento aos detalhes
  • que és viciado em redes sociais (sobretudo se utilizas muitas abreviaturas) e não sabes discernir diferentes meios

Repara no seguinte texto:

Caro Joao,
agradeco o contacto para agendar uma sessao gostava d saber kual o melhor dia e hora p/si pra ser mais facil orientar a mnha agenda. Tinha ressebido o seu email á algum tempo peço dsclp só agora rsponder por q tive um prob familiar. Se consegui-se ser esta 4a eu agradeçia.
Obrigado.

1. conseguiste identificar os erros?

2. conseguiste compreender imediatamente a mensagem ser ter de reler?

3. com que imagem ficaste deste profissional?

Parece insignificante, mas não é. Erros gramaticais são frequentemente alvo de paródia, a contar com as inúmeras fotografias de anúncios em lojas que assolam a internet.

Especialistas em imagem e comunicação referem que um texto mal redigido, seja de que natureza for, pode ser impeditivo de evolução dentro de uma empresa ou levar clientes a sair porta fora. Gralhas de um colaborador pode chegar mesmo a colocar em risco toda a reputação de uma entidade (os exemplos mais evidentes são, obviamente, publicações ou livros).

Para que a tua escrita seja impecável, deixamos-te algumas dicas.

1. Escreve frases curtas e diretas

Quem te vai ler não tem muito tempo, por isso, se lhes facilitares a vida, eles agradecem. Tenta condensar toda a informação num só documento ou email para evitar trocas intermináveis de dúvidas.

2. Escreve como falas

Mas não utilizes asneiras nem bengalas verbais como “tipo” ou “okay”. Apenas descarta palavreado erudito ou desconhecido da maioria dos leitores. Passa a tua mensagem de forma clara e direta.

3. Dá expressividade ao teu texto

Utiliza um ou outro ponto de exclamação para dar ênfase a uma ideia. Os pontos de exclamação são excelentes formas de mostrar simpatia e informalidade através da escrita. Sê moderado, no entanto, para que o teu texto não tenha este aspecto:

Olá! Gostei muito! Quero saber mais! Obrigada!

4. Usa o corretor ortográfico do teu computador

Certifica-te apenas que está na língua certa. Não se trata de fazer batota, pelo contrário. Na correria diária damos inúmeras gralhas. O corretor chama a atenção para palavras que podes facilmente corrigir.

5. Relê o que escreves

Essencial antes de submeter o que quer que seja aos olhos de outras pessoas. Assim reduzes o risco de deixares gralhas ou erros por corrigir.

6. Aposta em ti

Lê mais (não necessariamente livros, mas blogs, artigos de opinião ou reportagens em revistas) ou tira um curso de escrita para melhorares as tuas competências nesse âmbito – o que é sempre uma mais-valia!

Queremos saber a tua opinião!

Achas que um texto mal redigido pode colocar o teu negócio em maus lençóis ou és tolerante com gralhas?

Anúncios

One thought on “COMO EVITAR QUE MAU PORTUGUÊS AFETE O TEU TRABALHO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s