COMO PROMOVER O MEU NEGÓCIO ONLINE?

Se tens um pequeno negócio, ou trabalhas por conta própria, então deves fomentar a tua presença online, pois, hoje em dia, as pessoas consideram ilegítima uma empresa que não esteja presente no meio digital. Para tal, as 4 ferramentas de marketing mais utilizadas por pequenas e médias empresas são o e-mail, o website, as redes sociais e o passa-palavra.

EMAIL

Chalk picture, send mail, envelope

Enviar newsletters é uma excelente forma de manter a tua marca viva na mente dos teus clientes. Para além disso, permite-te enviar ofertas exclusivas à tua lista de contactos e, ainda, anunciar novas características do teu serviço ou produtos.

Boas práticas para os teus emails de newletter são colocares links para as redes sociais da tua marca, consistência (em termos de design e conteúdo) e personalização (com conteúdos próprios) e o balanço adequado entre imagens e texto.

Dicas:

  • Evita, por exemplo, colocar todo o texto numa imagem. Caso o servidor de email do teu cliente não consiga mostrar a imagem, toda a informação que queres partilhar será em vão.
  • Escolhe um assunto de email interessante, que pode ser o título de algum artigo ou uma mensagem inspiradora, mas curto para que o teu cliente o consiga ler. Evita assuntos como “Newsletter #34 – Janeiro de 2017” e sê original. Assuntos intrigantes levam as pessoas a abrir emails.

WEBSITE

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Teres um website transmite uma imagem profissional do teu negócio. Contudo, não é um requerimento para a tua presença online. Mas, caso sintas necessidade de criar um para o teu negócio, então segue as seguintes dicas:

  • Desenvolve o teu próprio conteúdo;
  • Identifica de maneira simples e óbvia as informações básicas, como o contacto, por exemplo;
  • Em vez de explicares em que consiste o teu serviço, enuncia o que podes fazer pelos teus clientes;
  • Associa uma cara, colocando uma foto tua, de maneira a criar uma ligação mais pessoal com a pessoa que visita o teu site;
  • Inclui testemunhos de clientes.

Aposta no essencial: quem és ou o que é a tua empresa, onde estás localizado e como te podem contactar, quais sãos os teus serviços e a que tipo de necessidade tu respondes, preços que praticas (caso se justifique) e o que dizem do teu serviço (muito importante; as pessoas cada vez mais aderem a serviços por referência).

REDES SOCIAIS

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As redes sociais são uma forte ferramenta para profissionais individuais ou pequenas empresas, maioritariamente por serem simples e grátis. Para além disso, permitem partilhar histórias e conteúdos sobre o teu negócio a aos teus clientes e a potenciais clientes.

Podes utilizar as redes sociais para:

  • promover a tua marca e o teu negócio;
  • informar os teus clientes sobre as características do teu serviço;
  • descobrir o que os teus clientes pensam do teu serviço;
  • atrair novos clientes;
  • construir relações mais fortes e duradouras com os teus clientes.

Neste sentido, é importante que escolhas as redes sociais mais adequadas ao teu público-alvo, isto é, aquelas plataformas onde és mais provável de alcançar e interagir com essas pessoas. Para tal, o ideal será fazeres uma pequena pesquisa sobre cada rede social, para te familiarizares com o seu funcionamento e qual o tipo de pessoas que a usam.

Contudo, por vezes é difícil criar conteúdo original para manter as redes sociais atualizadas e criar interação por parte dos clientes. Por isso, a Veedeeo Guru fez uma pesquisa e identificou algumas ideias que podes facilmente praticar:

  • Sondagem – este tipo de publicações são bastante populares de momento, porque permitem uma interação com os clientes e geram partilhas;
  • Giveaway – este tipo de ações implica um prémio (o que não costuma ser livre de custos), mas se estiveres disposto a fazer esse investimento, que não precisa de ser grande, este tipo de publicações funciona muito bem;
  • Vídeos – as redes sociais adoram vídeos, basta terem 15 a 20 segundos;
  • Feedback – uma das grandes vantagens das redes sociais é a interação com os clientes, por isso, aproveita para colocares testemunhos;
  • Tutoriais – mostra as vantagens do teu serviço com uma amostra de como ele pode ser útil no dia a dia das pessoas;
  • Frases inspiracionais – uma boa parte dos perfis das redes sociais têm este tipo de publicações, porque gera partilhas.

 

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