Como promover o meu negócio online

As 3 formas básicas de promoção de negócio online.

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Se tem um pequeno negócio ou trabalha por conta própria, então deve fomentar a sua presença online. Hoje em dia, as pessoas consideram ilegítima uma empresa que não esteja presente no meio digital. Para tal, as 4 ferramentas de marketing mais utilizadas por pequenas e médias empresas são o e-mail, o website, as redes sociais e o passa-palavra.

 

Email

 

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Enviar newsletters é uma excelente forma de manter a sua marca viva na mente dos seus clientes. Para além disso, permite-lhe enviar ofertas exclusivas à sua lista de contactos e, ainda, anunciar novas características do seu serviço ou produtos.

Boas práticas para os seus emails de newletter são colocar links para as redes sociais da sua marca, consistência (em termos de design e conteúdo) e personalização (com conteúdos próprios) e o balanço adequado entre imagens e texto.

 

Dicas:

  • Evite, por exemplo, colocar todo o texto numa imagem. Caso o servidor de email do seu cliente não consiga mostrar a imagem, toda a informação que quer partilhar será em vão.

 

  • Escolha um assunto de email interessante, que pode ser o título de algum artigo ou uma mensagem inspiradora, mas curto para que o seu cliente o consiga ler. Evite assuntos como “Newsletter #34 – Janeiro de 2017” e seja original. Assuntos intrigantes levam as pessoas a abrir emails.

 

Website

 

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Ter um website transmite uma imagem profissional do seu negócio. Contudo, não é um requerimento para a sua presença online. Caso sinta necessidade de criar um website para o seu negócio, então siga as seguintes dicas:

 

  • desenvolva o seu próprio conteúdo;
  • identifique de maneira simples e óbvia as informações básicas, como o contacto, por exemplo;
  • em vez de explicar em que consiste o seu serviço, enuncie o que pode fazer pelos seus clientes;
  • associe uma cara, colocando uma foto sua, de maneira a criar uma ligação mais pessoal com a pessoa que visita o seu site;
  • inclua testemunhos de clientes.

 

Aposte no essencial: quem é ou o que é a sua empresa, onde está localizado e como o podem contactar, quais sãos os seus serviços e a que tipo de necessidade responde, preços que pratica (caso se justifique) e o que dizem do seu serviço (muito importante; as pessoas cada vez mais aderem a serviços por referência).

 

Redes sociais

 

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As redes sociais são uma forte ferramenta para profissionais individuais ou pequenas empresas, maioritariamente por serem simples e grátis. Para além disso, permitem partilhar histórias e conteúdos sobre o seu negócio a aos seus clientes e a potenciais clientes.

Pode utilizar as redes sociais para:

 

  • promover a sua marca e o seu negócio;
  • informar os seus clientes sobre as características do seu serviço;
  • descobrir o que os seus clientes pensam do seu serviço;
  • atrair novos clientes;
  • construir relações mais fortes e duradouras com os seus clientes.

 

Neste sentido, é importante que escolha as redes sociais mais adequadas ao seu público-alvo, isto é, aquelas plataformas onde é mais provável de alcançar e interagir com essas pessoas. Para tal, o ideal será fazer uma pequena pesquisa sobre cada rede social, para se familiarizar com o seu funcionamento e qual o tipo de pessoas que a usam.

Contudo, por vezes é difícil criar conteúdo original para manter as redes sociais atualizadas e criar interação por parte dos clientes. Por isso, a VEEDEEO GURU fez uma pesquisa e identificou algumas ideias que pode facilmente praticar:

 

  • Sondagem – este tipo de publicações são bastante populares de momento, porque permitem uma interação com os clientes e geram partilhas;

 

  • Giveaway – este tipo de ações implica um prémio (o que não costuma ser livre de custos), mas se estiveres disposto a fazer esse investimento, que não precisa de ser grande, este tipo de publicações funciona muito bem;

 

  • Vídeos – as redes sociais adoram vídeos, basta terem 15 a 20 segundos;

 

  • Feedback – uma das grandes vantagens das redes sociais é a interação com os clientes, por isso, aproveite para colocar testemunhos;

 

  • Tutoriais – mostre as vantagens do seu serviço com uma amostra de como pode ser útil no dia a dia das pessoas;

 

  • Frases inspiracionais – uma boa parte dos perfis das redes sociais têm este tipo de publicações, porque gera partilhas.

 

Agora que já sabe como publicitar o seu negócio online, dê gás ao seu perfil de Guru!

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2 thoughts on “Como promover o meu negócio online

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