Divulgar o meu perfil: estratégia de comunicação

Está sempre a partilhar o seu perfil e não consegue receber marcações? Se calhar isso está a acontecer porque não definiu a melhor maneira de comunicar o seu serviço.

 

Para o ajudar com essa tarefa, a VEEDEEO GURU, com base no livro Publicitor, identificou os passos para estruturar a sua estratégia de comunicação.

 

1. Alvos de Comunicação

 

Quando define a sua estratégia de comunicação, ao contrário do seu público-alvo, deve considerar não só aqueles que compram, mas também:

  • Influenciadores – aqueles que influenciam diretamente a compra, que podem ser pais, amigos ou médicos – por exemplo, se dá formação, os amigos dos seus clientes podem influenciar a escolha do curso, apoiando-o na sua decisão ou debatendo-o;

 

  • Iniciadores – aqueles que podem iniciar o processo de decisão – por exemplo os influenciadores de opinião aconselham que fazer uma sessão de reiki é excelente, então, os seus seguidores irão procurar profissionais que disponibilizem esse serviço;

 

  • Decisores – aqueles que efetivamente decidem que o seu serviço vai ser comprado – por exemplo, se dá explicações, quem decide comprar o serviço são os pais e não os filhos.

 

Neste sentido, é muito importante perceber o comportamento dos seus clientes e de que maneira é que chegam à decisão de comprar o seu serviço. Depois de recolher esta informação, já é possível desenvolver uma comunicação mais personalizada para cada um dos intervenientes no processo de decisão de compra.

 

2. Objetivos de Comunicação

 

Definir 2 a 3 objetivos para a sua comunicação é de extrema importância, pois só assim consegue identificar, com a maior precisão possível, o melhor caminho para o sucesso. Contudo, antes de os definir, é necessário ter em conta as seguintes diretrizes:

  • Serem quantificados;
  • Conterem o prazo em que devem ser atingidos;
  • Serem claros e precisos;
  • Serem mensuráveis;
  • Serem passivos de ser atingidos, ou seja, realistas.

 

2.1 Categoria dos objetivos de comunicação

 

O objetivo último da sua comunicação é, sem dúvida, que o cliente compre efetivamente o seu serviço. Mas, até que o cliente chegue à compra, passa por vários “passos” mentais, através dos quais a “sua marca” (ou seja, você) deve ganhar aceitação.

Para explicar este processo existem vários modelos, sendo que todos convergem nas mesmas 3 etapas: cognitiva, afetiva e comportamental. Estas etapas podem ainda ser descritas, numa vertente mais prática, como: conhecer, comprar, utilizar.

Neste sentido, tendo em conta a evolução mental do consumidor, identificam-se 3 categorias de objetivos:

  • Dar a conhecer a existência do seu serviço, as suas características, etc.;
  • Fazer gostar do seu serviço (neste caso, estamos a referir-nos à comunicação de uma imagem que joga com a afetividade e que visa modificar atitudes e opiniões);
  • Fazer agir, ou seja, incitar o cliente a dirigir-se ao seu perfil e a comprar uma sessão.

 

Agora está na hora de desenhar a sua estratégia de comunicação e começar a expandir o seu negócio, rumo ao sucesso!

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2 thoughts on “Divulgar o meu perfil: estratégia de comunicação

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