DIVULGAR O MEU PERFIL: ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

Estás sempre a partilhar o teu perfil e não consegues receber marcações? Se calhar isso está a acontecer porque não definiste a melhor maneira de comunicar o teu serviço.

Para te ajudar com essa tarefa, a Veedeeo Guru, com base no livro Publicitor, identificou os passos para estruturares a tua estratégia de comunicação.

1. Alvos de Comunicação

Quando defines a tua estratégia de comunicação, ao contrário do teu público-alvo, deves considerar não só aqueles que compram, mas também:

  • Influenciadores – aqueles que influenciam diretamente a compra, que podem ser pais, amigos ou médicos – por exemplo, se dás formação, os amigos dos teus clientes podem influenciar a escolha do curso, apoiando-o na sua decisão ou debatendo-o;
  • Iniciadores – aqueles que podem iniciar o processo de decisão – por exemplo os influenciadores de opinião aconselham que fazer uma sessão de reiki é excelente, então, os seus seguidores irão procurar profissionais que disponibilizem esse serviço;
  • Decisores – aqueles que efetivamente decidem que o teu serviço vai ser comprado – por exemplo, se dás explicações, muitas vezes quem decide comprar o teu serviço são os pais e não os filhos.

Neste sentido, é muito importante perceberes o comportamento dos teus clientes e de que maneira é que chegam à decisão de comprar o teu serviço. Depois de recolheres esta informação, já é possível desenvolveres uma comunicação mais personalizada para cada um dos intervenientes no processo de decisão de compra.

2. Objetivos de Comunicação

Definires 2 a 3 objetivos para a tua comunicação é de extrema importância, pois só assim consegues identificar, com a maior precisão possível, o melhor caminho para o sucesso. Contudo, antes de os definires, é necessário teres em conta as seguintes diretrizes:

  • Serem quantificados;
  • Conterem o prazo em que devem ser atingidos;
  • Serem claros e precisos;
  • Serem mensuráveis;
  • Serem passivos de ser atingidos, ou seja, realistas.

2.1 Categoria dos objetivos de comunicação

O objetivo último da tua comunicação é, sem dúvida, que o cliente compre efetivamente o teu serviço. Mas, até que o cliente chegue à compra, passa por vários “passos” mentais, através dos quais a “tua marca” (ou seja, tu) deve ganhar aceitação.

Para explicar este processo existem vários modelos, sendo que todos convergem nas mesmas 3 etapas: cognitiva, afetiva e comportamental. Estas etapas podem ainda ser descritas, numa vertente mais prática, como: conhecer, comprar, utilizar.

Neste sentido, tendo em conta a evolução mental do consumidor, identificam-se 3 categorias de objetivos:

  • Dar a conhecer a existência do teu serviço, as suas características, etc.;
  • Fazer gostar do teu serviço (neste caso, estamos a referir-nos à comunicação de uma imagem que joga com a afetividade e que visa modificar atitudes e opiniões);
  • Fazer agir, ou seja, incitar o cliente a dirigir-se ao teu perfil e a comprar uma sessão.

 

Agora está na hora de desenhares a tua estratégia de comunicação e começares a expandir o teu negócio, rumo ao sucesso!

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