8 DICAS PARA QUE AS TUAS AULAS SEJAM UM SUCESSO

Dar aulas por vídeo-chamada não é muito diferente de dar aulas presencialmente. Apesar de ser necessário ter em conta algumas coisas, como, por exemplo, a linguagem corporal, ou testar o equipamento, a verdade é que a essência do serviço mantém-se inalterada.

Por isso, a Veedeeo Guru preparou 8 dicas que deves seguir quando estás a dar a tua aula, de maneira a que garantas o melhor resultado possível.

1 – Nunca digas que estás cansado

Por norma, os teus alunos não estão interessados em saber se descansaste o suficiente ou tiveste um dia cheio de trabalho. Os alunos esperam sempre o melhor de ti, por isso, guardar essa informação pode tornar-se num benefício para ti.

2 – “Prometo ser breve”

Nunca comece uma aula com a frase “Prometo ser breve”. Ao dizer estas palavras, deixas as pessoas com uma determinada expectativa, que, quando não for correspondida, torna a pessoa impaciente pelo fim da aula.

3 – Apresentação legível

Independentemente do material de apoio que estejas a utilizar, garante que o mesmo é legível. Para isso, escolhe uma fonte que não seja serifada, pois facilita a leitura em ecrãs.

4 – Design

Aposta nas imagens quando estiveres a mostrar a tua apresentação. Um bom design irá certamente captar mais facilmente a atenção do teu aluno.

5 – Ler a apresentação

Nunca, mas nunca, baseies a tua aula somente na leitura dos materiais de apoio. Para além de perderes o interesse do teu aluno, tal como o nome indica, tratam-se apenas de materiais de apoio, logo devem contar apenas ideias chave.

6 – “Vou enviar a apresentação”

Evita dizer logo no início que vais enviar a apresentação no final. Isto incentiva os teus alunos a tomarem pouca atenção ao longo da aula. Não desaconselhamos a enviar a apresentação posteriormente, mas antes que apenas o refira no final da aula.

7 – Responder a questões

Se o aluno te faz uma pergunta, não lhe digas que vais responder mais à frente. Se o aluno o fez é porque está interessado, por isso responde-lhe logo e agradece a sua atenção. Caso contrário irás desmotivar a pessoa a continuar a prestar atenção.

8 – “Está quase a acabar o tempo?”

Nunca mostres que não geriste bem o teu tempo. Este tipo de comentário vai deixar o teu aluno inquieto e, consequentemente, mais desatento. Adicionalmente, revelas falta de preparação.

O ideal seria terminares a aula 5 minutos antes para que o aluno possa colocar questões. Mas, caso não tenha sido possível, aproveita esta oportunidade para marcares outra sessão.

 

Põe já estas dicas em prática na tua próxima sessão! Se ainda não tens sessões marcadas, vê a melhor altura para partilhares o teu perfil.

>> Se ainda não és um Guru inscreve-te já!

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s