Luzes, câmara, acção: apresenta-te em vídeo e cria uma ligação imediata com clientes

Grava um vídeo de apresentação dos teus serviços a potenciais clientes para os convencer a contratar-te. Segue as dicas para brilhares.

Anúncios

Quem melhor do que nós próprios para falar sobre os nossos talentos? Mais do que um texto escrito, um vídeo de introdução de apenas 30 segundos pode ser crucial entre escolher um profissional ou passá-lo à frente.

 

Apostamos que estás a pensar “porquê um vídeo de introdução?”…

Um resumo (bem) escrito das nossas capacidades e competências pode ser perfeitamente esclarecedor, mas não é suficiente para ajudar a audiência a familiarizar-se connosco. Para quem presta serviços, o vídeo de apresentação representa um primeiro contacto entre o profissional e o cliente, dando a este último a possibilidade de empatizar com o primeiro antes de arriscar comprar uma sessão.

Se és um verdadeiro entusiasta da tua profissão, os teus potenciais clientes não terão dúvidas se o expuseres num brevíssimo vídeo. Sem dúvida que ficarás na memória dos internautas que pesquisarem o teu perfil e assistirem ao teu vídeo de introdução, que irão, ainda, apreciar o tempo despendido a gravar-lhes a tua mensagem.

A escrita tem os seus prós e limitações, que dependem não só da tua apetência, mas sobretudo da paciência que tens em redigir um texto que seja suficientemente elucidativo. O ideal é que vídeo de introdução e resumo escrito se complementem.

Por esse motivo, neste artigo vamos detalhar TUDO o que é imprescindível para que o teu vídeo de introdução seja bem-sucedido.

 

Não, não é mito: a primeira impressão conta

Décadas de estudos têm sido pródigas na fundamentação de que que somos impactados pelas primeiras e últimas interacções que partilhamos uns com os outros. Em apenas uma fracção de segundo, estabelecemos uma opinião sobre uma pessoa de acordo com a sua linguagem corporal, voz ou estilo a vestir.

Trata-se de uma reacção natural e instintiva ao desconhecido, que leva os seres humanos a avaliar a simpatia, confiabilidade e competência de um estranho num simples primeiro olhar (e cuja avaliação, na maioria dos casos, persiste mesmo após convivência).

Female blogger recording content for her blog in kitchen.

O vídeo de introdução é uma excelente oportunidade para causar uma boa impressão nos teus futuros clientes. Apenas precisas de algum tempo de preparação (que pode ser o que tu quiseres) e de um computador com ligação à Internet.

 

1. Planeia o que vais dizer

Quanto tempo? O vídeo pode ter entre 30 a 60 segundos. Estudos afirmam que 75% da audiência vê um clip de vídeo com até 1 minuto de duração até ao fim, sendo que a percentagem de resistentes diminui à medida que a duração do vídeo aumenta.

 

Cria um pequeno guião de orientação. Estrutura sumariamente o que vais dizer para que o teu discurso seja coerente e fluído.

 

  • Introdução (5 a 10 segundos): quem és, quais os serviços que ofereces e há quanto tempo os praticas.
  • O que pretendes (10 a 20 segundos): qual a tua motivação para praticar o teu serviço e a quem se destina, isto é, quem são os teus clientes.
  • Destaques da tua experiência profissional (10 a 20 segundos): partilha os bons resultados do teu trabalho, formações ou certificações relevantes.
  • Conclusão e apelo à acção (5 a 10 segundos): convida os teus potenciais clientes a marcar uma sessão contigo.

 

Adapta o discurso aos teus clientes. Define o tom, tipo de linguagem e abordagem de acordo com o teu público-alvo. Se ainda estás indeciso quanto a quem deves dirigir os teus serviços, sabe por que é que é importante definir um público-alvo.

 

Sê sucinto e directo. Tens um curto espaço de tempo para falar sobre o que é relevante para a tua audiência. Lembra-te, tempo é precioso. Se alguém despendeu um minuto do seu tempo a ver o teu vídeo, não abuses da sorte.

Não é necessário falares sobre as tuas aventuras com celebridades para mostrares que és um profissional bem-sucedido; antes foca-te nas formações e certificações que interessam ao cliente, assim como bons resultados.

 

Treina a colocação de voz. Boa colocação de voz, com a devida moderação para não exagerar nos decibéis, é associado a determinação e confiança, embora tons de voz graves sejam muito associados a firmeza e liderança.

 

2. O que vestir?

Por questões técnicas, há cores e padrões que deves evitar quando te vestires para o vídeo. Por exemplo, riscas ou misturas de padrões complexos e coloridos criam um efeito óptico desconfortável para o espectador.

Vestir integralmente de branco é desaconselhável, uma vez que irá ofuscar o espectador. Opta por tons neutros ou pastel (bege, rosa velho, cinza, azul).

pexels-photo-325876

Escolhe jóias ou bijutaria discreta e que não chocalhe ou brilhe perante variações de luz. Se utilizas óculos, certifica-te que não há reflexos inesperados.

 

3. Grava num ambiente com luz e sem ruído

Excesso ou escassez de luz podem arruinar o teu vídeo, afastando as atenções do espectador de ti. Quando gravares o teu vídeo, escolhe uma divisão de cores claras e neutras, bem iluminada, de preferência com luz natural.

Foge de fundos com muitos elementos (quadros, fotografias, flores, livros) e opta por uma parede sólida ou com um padrão simples, sendo que podes dar o teu toque pessoal com um outro elemento visual.

Evita filmar-te com a luz atrás de ti, pois isso irá escurecer o teu rosto e criar raios de luz incómodos para o espectador.

Grava o teu vídeo num espaço silencioso, sem música de fundo, electrodomésticos a funcionar ou qualquer outro elemento que crie ruído e afecte o teu áudio.

 

4. Podes gravar vários vídeos no teu perfil e escolher o melhor

Umas das vantagens da VEEDEEO GURU é que podes gravar vários vídeos de introdução e escolher o melhor sem teres de utilizar aplicações externas. Basta acederes ao teu gestor de perfil e fazer os teus testes.

Quando estiveres pronto, faz o upload do vídeo final directamente na VEEDEEO GURU e voilá!, estás pronto para conquistar os teus clientes e aumentar as vendas!

4 thoughts on “Luzes, câmara, acção: apresenta-te em vídeo e cria uma ligação imediata com clientes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s