Inovação no trabalho precisa-se: as vantagens do trabalho remoto

As novas gerações preferem novos contextos de trabalho mais desafiantes, como o trabalho remoto. Damos-te (boas) razões para o fazeres sem medos.

Anúncios

Trabalhos de secretária com horários rígidos estão a cair na obsolescência. As novas e futuras gerações procuram formas mais dinâmicas e inspiradoras de trabalho, que estimulem a criatividade.

Por esse motivo, as empresas sentem cada vez mais a necessidade de se reajustar para oferecer desafios e ambientes profissionais aliciantes para reter o talento. Parte desta mudança passa por compreender que uma das maiores potencialidades da tecnologia é a mobilidade.

 

Mudam-se os tempos, mudam-se as formas de trabalhar

O trabalho das 9h às 18h está a morrer e a culpa é dos Nómadas Digitais e da revolução da Internet. O trabalho por conta própria ou em regime de freelancer está a crescer, com previsões de que, em 2020, 1 em cada 2 pessoas irá optar por esta forma de trabalho.

A possibilidade de trabalhar a partir de qualquer ponto do mundo é particularmente interessante para quem vive totalmente imerso em estímulos tecnológicos. Um estudo recente realizado por uma das maiores empresas recrutadoras do mundo, a ManpowerGroup, descobriu que

 

  • 40% dos candidatos entrevistados coloca a flexibilidade de horário como fator de escolha de carreira;
  • 2/3 dos candidatos não consideram essencial estar sentados à secretária durante todo o horário de expediente para serem produtivos.

 

Em Portugal, 56% das pessoas já trabalha à distância.

Com um dispositivo móvel (laptop, smartphone ou tablet) e uma boa ligação à Internet é possível responder a emails, programar, criar peças visuais, editar documentos em simultâneo com outros colaboradores e reunir-se remotamente com clientes ou parceiros de negócio.

 

Novas gerações = novos desafios

Cropped man and woman using electronic device free image

As futuras gerações vão preferir ambientes tecnológicos e ultra flexíveis a salários chorudos, o que faz com que o principal desafio não seja o de reter colaboradores com aumentos salariais, mas antes proporcionar um universo laboral “uau”.

Algumas empresas deram já um passo em frente, sendo que o principal exemplo é o gigante tecnológico Google. Dentro da empresa há um universo de inúmeras possibilidades, como creches para os filhos dos colaboradores, áreas de lazer e de descanso e, até, restaurantes para diversos paladares.

Outra tendência é a de oferecer aos profissionais a possibilidade de executar o seu trabalho remotamente. Espaços de coworking têm proliferado um pouco pelo país, dando expressão à ideia de que não é necessário trabalhar num escritório das 9h às 18h para se ser produtivo.

Numa outra óptica, empresas como a Remote Year organizam todo o ano laboral dos profissionais que pretendam mudar de ares sem deixar de fazer aquilo em que são excepcionais.

O profissional pode passar meio ano na tranquilidade do Bali a trabalhar no seu bungalow e a outra metade no bulício frenético de Tóquio – acumulando experiências que aumentam a sua motivação e empenho, ao mesmo tempo que trazem algo fresco ao seu trabalho.

 

Trabalho remoto? Sim, claro!

Businessman in the office on videoconference with headset, Skype

O trabalho remoto ainda encontra uma certa resistência. Os empregadores temem perder o controlo dos colaboradores que estão longe da secretária. Mais que picar o ponto e cumprir o horário do contrato, o ideal é medir a produtividade – e essa é facilmente perceptível pelo trabalho apresentado dentro dos objetivos e limites temporais pré-definidos.

Para todos os profissionais à procura de formas inovadoras de trabalho, a VEEDEEO GURU, por funcionar 100% online, cumpre a vez de um escritório virtual, flexível e móvel. Deixamos uma lista irrefutável de vantagens para todos os que estão indecisos em adotar o trabalho remoto.

Transforma-te num excelente profissional sem abdicares da tua vida pessoal.

 

1. O mundo é, literalmente, o teu escritório. Esquece os limites geográficos. Ao trabalhares remotamente estás a abrir as portas a clientes de qualquer parte do país ou do mundo sem teres de te deslocar.

2. Qualidade de vida. Se cresceste numa tranquila vila interior e não queres abdicar do privilégio de ouvir os pássaros cantar logo pela manhã, não necessitas de te mudar para os grandes pólos urbanos para conseguires um bom emprego. O trabalho remoto permite-te abrir o teu escritório virtual a partir de qualquer parte do mundo, desde que haja uma boa ligação de Internet.

3. Liberdade. Faz a gestão da tua agenda laboral da maneira mais conveniente e ganha tempo para fazer o que te é essencial: dedicar-te à família, ir ao ginásio, jantar com amigos, etc.

4. Trânsito? Nem vê-lo. Poupa-te do desgaste diário do tempo perdido em filas, buzinadelas e transeuntes a praguejar, e chega a horas a todas as reuniões sem te levantar do sofá.

5. Desenvolvimento pessoal. São necessários grande disciplina, auto-motivação e foco para manter uma rotina de trabalho à distância. Este esforço diário vai ajudar-te a organizar-te, a economizar tempo de forma inteligente e, em última instância, a combater a procrastinação, um dos piores inimigos da produtividade.

Dá uma oportunidade a ti mesmo(a) e crie perfil grátis na VEEDEEO GURU.

 

2 thoughts on “Inovação no trabalho precisa-se: as vantagens do trabalho remoto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s