Um gesto que vale mil palavras: como parecer mais acessível

Aprenda a controlar a sua linguagem corporal para surpreender os seus clientes!

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Muitas vezes, em situações de caráter social, podemos sentir-nos pouco à vontade ou nervosos. Provavelmente nunca considerou os sinais que transmite através da sua linguagem corporal, mas estes sinais podem passar a mensagem de que está a afastar as pessoas, mesmo que não seja essa a sua intenção.

Mas não se preocupe porque preparamos algumas dicas para se sentir mais à vontade e parecer mais acessível.

 

1. Sorria

Embora seja possível sorrir demasiado, geralmente é preferível isso a fazer “má cara”. Durante a conversa, tente pensar em coisas que realmente o deixam feliz ou fazem rir, pois assim o seu sorriso torna-se mais natural.

 

2. Mostre-se disponível

Se está constantemente agarrado ao telemóvel ou embrulhado num livro as pessoas vão sentir que o estão a interromper. Por isso, garanta que está aberto a comunicações com outros.

 

3. Evite muros

Manter objetos entre si e os outros pode fazer com que pareça que se está a proteger.

 

4. Mantenha a cabeça erguida

É difícil para os outros se aproximarem de si se está constantemente com a cabeça baixa. As pessoas precisam de ver a sua cara para sentirem que está envolvido na conversa.

 

5. Estabeleça contacto visual 

Quando falar com alguém, assegure-se de que estabelece contacto visual durante cerca de 60% do tempo. Evitar o contacto visual transmite a ideia de que não é de confiança. Se fazê-lo é difícil, tente olhar para um olho de cada vez ou para um ponto entre os olhos da pessoa.

 

6. Evite tiques nervosos 

Embora se possa sentir nervoso, evite os tiques que acompanham esse sentimento, como tocar na cara, mexer no cabelo ou brincar com uma caneta, por exemplo.

 

7. Acene 

Acenar com a cabeça enquanto ouve a outra pessoa mostra que está a tomar atenção, o que reforça a ideia na outra pessoa de que está interessado na conversa.

 

8. Seja positivo 

Para além da linguagem corporal, é importante que se mantenha positivo. Ao fazê-lo influencia a outra pessoa a sê-lo também.

 

Ponha estas dicas em prática na sua próxima sessão como GURU. Se ainda não está inscrito, está à espera de quê?

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