A linguagem corporal numa vídeo-chamada

Domine a linguagem do seu corpo nas vídeo-chamadas.

Anúncios
A videoconferência é um meio que está a alterar profundamente a forma como comunicamos entre nós, diminuindo as barreiras físicas existentes. Mas, como tudo, as inovações tecnológicas, para além de benefícios, trazem também desafios que devem ser ultrapassados.

 

Muitas vezes, estar em frente a uma câmara pode deixar-nos desconfortáveis e nervosos.

De acordo com uma investigação, apenas 7% do que constitui uma impressão é verbal. Os restantes 93% constituem a linguagem corporal, tais como os movimentos, postura e tom de voz. Aqui ficam algumas dicas de aspetos a ter em conta durante uma videoconferência.

 

A linguagem corporal constitui 93% da percepção numa conversa. Isto significa que os seus gestos e postura são mais relevantes do que a comunicação verbal!

 

1. Expressão facial

 

Um dos elementos essenciais para uma boa linguagem corporal é saber controlar as expressões faciais de maneira a impedir que passe a mensagem errada.

Uma boa forma de ter controlo sobre si é pensar que é um ator e que a videoconferência é o seu palco. Também deve evitar bocejar, olhar para o vazio, franzir as sobrancelhas ou ser sarcástico. Por outro lado, sorrir de vez em quando é altamente aconselhável.

Contudo, o truque é não exagerar nenhuma expressão, mantendo sempre o equilíbrio. E, caso fique confuso ou surja uma situação desconfortável, faça o melhor para ser educado e “esconder” esses sentimentos.

 

2. Postura

 

Para além das expressões faciais, a maneira como expomos o nosso corpo também constitui uma grande parte da mensagem que pretendemos passar. Existem diversos exemplos de posturas que pode adotar, que podem proporcionar um impacto positivo na outra pessoa e complementam a mensagem que está a passar.

Um exemplo é inclinar os ombros ligeiramente na direção da câmara, sentado direito na cadeira. Isto faz com que pareça mais interessado no assunto e causa uma boa impressão na pessoa que está no lado, ajudando, ainda, a que projete mais facilmente a sua voz.

No que toca às mãos, também existem algumas coisas que pode fazer, como, por exemplo, colocá-las sobre a barriga ou na secretária à sua frente.

Adicionalmente, deve reduzir os movimentos corporais ao mínimo. Se é uma pessoa que fala muito com as mãos, pratique previamente a sua sessão mantendo as mãos quietas, caso contrário os seus gestos podem tornar-se motivo de distração para a outra pessoa.

 

3. Contacto visual

 

O contacto visual é um fator extremamente importante quando se pretende causar uma boa impressão na pessoa que está do outro lado. Os seus olhos são cruciais para uma comunicação positiva ou, pelo contrário, também podem levar a interpretações erradas. Isto porque existe uma pequena diferença entre o que os seus olhos fazem para provocar uma reação positiva ou negativa.

De uma maneira geral, as pessoas esperam que faça contacto visual 50% ou 60% do tempo, ou seja, não exagere nem subestime. Quando é bem feito, expressa confiança, interesse e capacidade de ouvir. Mas, caso não seja bem feito, pode provocar precisamente o oposto.

Caso não se sinta à vontade em olhar nos olhos das pessoas, concentre-se antes ou na testa ou no nariz, pois despista esse desconforto, enquanto parece que está a manter contacto visual.

 

Lembre-se: a linguagem corporal importa tanto, ou mais, do que aquilo que diz! Agora que já sabe algumas dicas ponha-as em prática na sua próxima sessão.

Ainda não tem perfil na VEEDEEO GURU? Não perca a oportunidade de chegar a todo o país sem sair de casa e sem gastar um tostão! Crie já o seu perfil.

 

2 thoughts on “A linguagem corporal numa vídeo-chamada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s