4 Dicas para uma vídeo-chamada bem sucedida

No que toca a vídeo-chamadas, a tua habilidade de gerir esta nova ferramenta de comunicação diz muito sobre a tua marca profissional. E isso inclui não só as tuas apetências tecnológicas, mas também sociais.

Assim, para que possas ter o máximo sucesso, deixamos aqui algumas dicas para te ajudar.

 

1. Conhece as tuas ferramentas

Hoje em dia, quase todas as pessoas têm alguma experiência em video-conferência. No entanto, tal não te garante uma experiência bem sucedida na tua próxima video-conferência, especialmente se estás a utilizar um novo sistema.

Por isso, independentemente do sistema que uses, deves sempre tirar algum tempo antes da chamada para te ambientares com o sistema, testando a câmara e o microfone. Idealmente, esta preparação deve ser feita com algum tempo, e não 1 ou 2 minutos antes de começares a vídeo-chamada.

 

2. Reinicia o computador

Reiniciar o computador antes de uma videoconferência é a melhor maneira de garantir que programas aleatórios, em background, não retiram recursos necessários à chamada. Para além disso evitas problemas com atualizações que possam surgir durante a chamada, obrigando-te a desligar o computador.

Adicionalmente, também deves desligar todos os programas que não sejam necessários, especialmente qualquer tipo de download ou upload. Neste sentido, também deves pedir às pessoas que partilham a mesma rede de internet que tu que também não façam downloads ou uploads.

 

Prepara-te com a devida antecedência para a vídeo-chamada. Testa ligações de internet, escolhe sentar-te num sítio com luz, veste-te apropriadamente.

 

3. Usa um cabo ethernet

A maioria das pessoas utiliza wi-fi por ser mais cómodo. Contudo, esta ligação à internet não é a mais ideal para realizar uma chamada por vídeo-conferência, pelo que deves optar por uma ligação por cabo. Isto evita que pareça que estás sempre 2 segundos atrasado na conversa, o que pode fazer uma grande diferença na pessoa que está do outro lado.

 

4. A parte visual é tão importante quanto o áudio

Se não tens um sítio específico para fazer videoconferências toma atenção ao que está à tua volta.

Para começar, a tua escolha de local deve ser um sítio livre de confusões e arrumado, incluindo as janelas, pois o que se passa no exterior pode ser uma fonte de distração. O sítio que escolheste deve ter luz suficiente para que as outras pessoas consigam ver a tua cara claramente e sem sombras carregadas.

Quanto ao áudio, conhece bem o teu material, porque a incerteza pode fazer com que gaguejes. Tenta falar calmamente e pronunciar bem as palavras. Para além disso, evita gritar se a outra pessoa não te consegue ouvir. Em vez disso ajusta os níveis do microfone e verifica se não está coberto por nenhum objeto.

No que toca a ti, veste-te apropriadamente, evitando padrões berrantes, bijutaria volumosa e barulhenta, pois tudo isto pode ser uma fonte de distração.

Mantém o contacto visual na chamada, evita conversas laterais e não escrevas no computador. De uma forma geral, age como se estivesses no teu escritório. No entanto, sê tu próprio e diverte-te.

 

Agora está na altura de pores em prática estas dicas e teres muito sucesso como guru!

Ainda não criaste perfil na VEEDEEO GURU?

Anúncios

2 thoughts on “4 Dicas para uma vídeo-chamada bem sucedida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s