QUANTO VALE O MEU SERVIÇO?

Decidir qual o preço a cobrar por cada sessão pode ser uma tarefa difícil. O preço diz muito sobre o tipo de serviço que estás a prestar, despertando no cliente diferentes opiniões sobre a potencial qualidade, rapidez e exigência do mesmo. É crucial que o preço que estabeleces seja adequado e justo não só para os teus clientes, mas igualmente para ti enquanto profissional. Mas não desesperes, a equipa da Guru formulou 3 maneiras simples para decidires qual o melhor preço a praticar.

Ser barato ou prestar um serviço de excepção – eis a questão!

Na hora de definir uma estratégia de preço, há muitos fatores a ponderar que se não forem analisados convenientemente podem afastar os clientes que realmente interessam. Ninguém estabelece preços para perder dinheiro, mas os preços são passíveis de alterações constantes de acordo com o comportamento dos mercados e oscilações de preço praticados pela concorrência, da procura dos clientes e do seu consequente feedback do serviço.

Muitos profissionais ou empresas optam por assumir preços mais baixos que a concorrência para atrair um maior número de clientes, mas nem todos os serviços se devem basear nessa estratégia sob o risco de serem associados a um série de ideias pré-concebidas como menor qualidade ou apoio ao cliente fraco ou inexistente. Na outra face da moeda, um serviço excessivamente caro poderá afastar uma fatia de clientes com relativo poder de compra que opta por explorar alternativas. Além disso, valores muito altos não são, necessariamente, sinónimo de qualidade excepcional.

Para te ajudar a dar os primeiros passos, compilámos três estratégias de definição de preço.

PREÇO MARKUP

Este tipo de formulação de preço baseia-se em acrescentar uma taxa ou margem aos custos do produto.

preco-markup

PREÇO DE MERCADO

Este tipo de preço calcula-se em função da concorrência, ou seja, dá-se menos importância aos custos internos.

perco-de-mercado

PREÇO DE VALOR PERCEBIDO

Este método de formulação de preço é semelhante ao anterior. Contudo, em vez de te baseares na concorrência, baseias-te na perceção do cliente.

preco-de-valor-percebido

Assumir que um dos modelos é mais correto que o outro é impossível. Cada profissional saberá ajustar o seu preço por sessão utilizando o método mais adequado. Para chegar ao teu valor final, não tenhas medo de assumir que prestas um serviço de qualidade e altamente personalizado, ou, simplesmente, um serviço funcional e eficiente. Em ambos os casos os níveis de exigência diferem, o que afeta, naturalmente o preço final.

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