4 Dicas para um boa foto de perfil

Crescemos a ouvir a expressão “uma imagem vale por mil palavras”. Embora na prática isso não corresponda inteiramente à verdade, o que é facto é que basta uma simples imagem para nos despertar inúmeras emoções, positivas ou negativas.

Em contexto profissional, uma fotografia pode ser suficiente para arruinar as nossas hipóteses de entrevista de trabalho ou contratação, inspirando opiniões contraditórias sobre o nosso comportamento e desempenho enquanto colaboradores. Por esse motivo, temos de ser cuidadosos com as escolhas de fotografias para os diferentes meios, seja um CV, redes sociais ou sites públicos.

Se somos avaliados pela nossa selecção fotográfica por empregadores, o mesmo sucede com clientes. Entre vários rostos à escolha, um mal enquadrado, mal iluminado ou com pouca definição pode ser motivo imediato de exclusão. Para te inspirar a criar a melhor foto de perfil para atrair os teus clientes, deixamos-te algumas dicas úteis.

 

1. Luz

As melhores fotos de perfil são aquelas em que a luz é equilibrada. A luz ideal para uma boa foto é aquela em que as transições de sombra são suaves e a luz é homogénea.

Geralmente, este tipo de luz é encontrado nos lados dos edifícios, onde a luz não brilha diretamente sobre ti, ou seja, é suave, não existindo sombras marcadas na tua cara ou nos objetos à tua volta.

2349083369_8ef6f71e57_o.jpg

Exemplo de uma má fotografia de perfil: mau aproveitamento da luz e escolha de fundo desadequada…

 

2. Escolhe um fundo sem ruído 

No que toca ao fundo, o ideal é que este seja simples e limpo. Claro que um monumento ou uma rua movimentada como fundo podem ser interessantes, mas, para além de não transmitirem uma imagem profissional, têm excesso de ruído visual (demasiados elementos) e geralmente a luz não é a ideal. Neste sentido, não deves ter nada atrás de ti que desvie as atenções do teu rosto. Paredes sólidas ou com padrões são boas opções. Não há problema se a área atrás de ti é escura, o importante é que ela não seja mais clara do que tu, para que não sejas ofuscado.

4380664268_4b98970289_o

O fundo da fotografia pode desviar a atenção do teu rosto. 

 

3. Pousa como um profissional

Quer estejas a usar um tripé, um temporizador ou a pedir a alguém para te tirar a foto, deves ter sempre atenção ao ângulo. A forma mais popular é o ângulo frontal, mas este não é necessariamente o mais indicado para todos. Por exemplo, se quiseres parecer mais magro, utiliza um ângulo de cerca de 45º, mas mantém a cabeça direcionalizada para a câmara.

Podes experimentar ainda diferentes poses, como uma mão na cintura ou braços cruzados. Estes movimentos fazem mais do que manter-te ocupado com as mãos, eles alteram a tua postura, nomeadamente os ombros, proporcionando uma maior variação no teu perfil.

 

4. Sorri!

Adicionalmente, estudos científicos identificaram que o sorriso é o fator principal para que uma pessoa seja percebida como confiante e bem-sucedida, o que ajuda a criar uma boa primeira impressão. Um estudo do jornal Neuropsychologia refere que olhar para um rosto sorridente é estimulante do córtex orbitofrontal, zona do cérebro que reconhece a recompensa e reconhecimento, uma vez que desperta na pessoa a sensação de estar a ser presenteada. Por esse motivo, um rosto sorridente é mais atraente que um rosto soturno ou sério.

Outros fatores encontrados em estudos incluem:

  • Não cubras os teus olhos – óculos e chapéus tornam-te menos acessível pois impedem que se veja o teu olhar com clareza.

Para muitas pessoas, não conseguir olhar os olhos de outros é bastante incómodo.

  • Não escondas os dentes quando sorris para evitar que o teu sorriso pareça forçado.

Um sorriso rasgado dá maior expressividade ao teu olhar, tornando-o mais natural.

  • Cores escuras e roupas formais recebem um feedback mais positivo e transmitem uma imagem mais profissional. Não é por acaso que a grande maioria dos políticos e grandes gestores pousa para as fotografias de revistas ou de perfil com blasers de cores mais escuras.

Em contexto profissional, a escolha das cores da roupa que vestes faz toda a diferença.

  • Fotos só de cara ou de corpo inteiro não têm um bom desempenho, portanto fotos de meio corpo são a melhor opção.
  • O cabelo e a maquilhagem devem ser neutros e suaves.

Excesso de maquilhagem transmite insegurança ou vaidade.

  • Cuidado com o excesso de efeitos e Photoshop!

O mau uso do Photoshop retira realismo ao rosto.

Agora que já sabes a melhor maneira de tirar uma boa foto de perfil, estás à espera do quê? Atualiza já a tua foto de perfil profissional e agarra-te ao sucesso!

Anúncios

One thought on “4 Dicas para um boa foto de perfil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s