Uma imagem, mil palavras: a importância de uma boa foto de perfil

No mundo real é comum empenhares algum esforço na tua apresentação no que toca a conhecer novas pessoas. Tudo isto para mostrar o teu melhor e causar uma primeira excelente impressão. Assim, não é surpreendente que este esforço deva ser transportado para o mundo virtual.

A foto de perfil é a tua primeira impressão sobre alguém que está a visualizar o seu perfil. De certa forma, a foto diz “Este sou eu!”, e ajuda a definir quem és e como queres ser interpretado por outros. E, quer te apercebas ou não, as impressões das pessoas podem ser fortemente afetadas pela qualidade da tua foto de perfil. Aliás, estudos científicos indicam que olhar para uma foto durante 40 milissegundos é o suficiente para o ser humano tirar conclusões sobre a pessoa em questão.

O Impacto de uma Boa Foto de Perfil

Por norma, um dos primeiros passos, quando crias um perfil, é inserir uma foto. A foto que escolhes diz muito sobre ti, e pode fazer toda a diferença entre arranjar um novo trabalho ou um novo parceiro de negócios, por exemplo.

A tua foto de perfil é constantemente visível – quando vêem o teu perfil, os teus comentários, as tuas redes sociais, etc. Por isso, da mesma maneira que não entregarias um CV com erros ortográficos, a tua foto de perfil deve ter, igualmente, o mesmo cuidado.

Ao usar uma foto de qualidade, que te representa no teu melhor, consegues mostrar que és acessível, confiante e profissional, ajudando a captar a atenção e a criar uma sensação de confiança na pessoa que visualiza a tua foto.

 

Num perfil profissional, a foto é um cartão de visita. Se não tiver qualidade ou mostrar um contexto desajustado, os potenciais clientes podem sentir-se inseguros e desconfiados.

O Impacto de uma Má Foto de Perfil

Enquanto uma boa foto de perfil pode ter um grande impacto, uma má foto de perfil também, mas no sentido oposto. Fotos pixelizadas demonstram que não estás atualizado em termos de tecnologia, que não és profissional e que não estás disposto a tomar atenção aos detalhes. O mesmo se aplica a fotos fora do âmbito profissional, como por exemplo, fotos num grande grupo de amigos, em frente ao espelho, em festas, de óculos de sol, entre outros.

man-crazy-funny-dude-45882

Sê criterioso na escolha da tua foto perfil em contexto profissional.

Este tipo de fotos pode implicar um grande impacto negativo nas pessoas que visualizam o teu perfil, por isso, deixa o humor e o teu lado mais relaxado para as redes sociais com um carácter mais pessoal.

>> Queres tirar uma boa foto de perfil? Vê as nossas quatro dicas. <<

Tens a foto de perfil certa? Faz o upload para o teu perfil de Guru.

Anúncios

2 thoughts on “Uma imagem, mil palavras: a importância de uma boa foto de perfil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s