A importância de definir um público-alvo

Antes de definires a tua comunicação, tens de perceber quem é o teu público-alvo. Neste artigo explicamos porquê e como o podes definir.

Anúncios

És um personal stylist especialista em trabalhar a imagem de homens de negócios? O core do teu trabalho como business coach é ajudar startups a definir o seu plano estratégico? És médico pediatra? Queres trabalhar, apenas, com um público feminino?

Estas perguntas são pertinentes para perceberes quem é o teu público-alvo e dirigires toda a comunicação nesse sentido.

É perfeitamente compreensível que queiras obter o maior número possível de clientes, mas ao comunicar de forma genérica, corres o risco de perder os clientes que procuram um Guru exactamente com as tuas características. Uma comunicação bem direcionada atrai os clientes que tu queres ao invés de diluir o teu perfil entre os demais.

Público-alvo? O que é isso?

Pela sua natureza heterogénea, é impossível agradar de igual modo a todas as pessoas do mundo. Os gostos, interesses, valores e estilos de vida são diferentes e nenhuma empresa ou profissional pode assumir que o seu produto se adequa “ao público em geral”.

É essencial que estabeleça um público específico a quem o seu produto ou serviço vai interessar ao ponto de comprar.

O público-alvo engloba pessoas com características ou interesses idênticos. Podem ser definidos tendo por base critérios como o sexo, a idade e a classe social.

Como definir o meu público-alvo?

Provavelmente já tens uma carteira de clientes ou experiência suficiente para te ajudar a perceber quem é o teu público-alvo.

O conceito de público-alvo não é, no entanto, fixo – ao longo do tempo podes ir reajustando o teu público-alvo de acordo com o feedback e observação do comportamento dos teus clientes.

Se estás a começar e precisas de definir quem é o teu cliente-tipo, podes começar por identificar a essência do teu serviço. A partir daí, considera o tipo de pessoas que necessita ou estaria interessada em utilizar os teus serviços.

fotolia_86648373.jpg

Ler sobre assuntos que te interessam em blogs e fóruns e prestar atenção às conversas nas redes sociais e as que manténs entre amigos ou conhecidos, podem ajudar a conseguir obter essa mesma informação preciosa.

 

Definir um público-alvo ajuda a direccionar a comunicação para as pessoas certas.

 

Para te ajudar a compreender o teu público, completa o seguinte exercício.

 

1. Caracteriza os teus clientes atuais e os teus potenciais clientes tendo em conta:

  • Idade
  • Sexo
  • Classe social

 

2. Investiga quais os seus comportamentos de consumo de serviços:

  • Qual a frequência com que adquirem um serviço idêntico ao que tu ofereces?
  • Como procuram esse tipo de serviços (online? através de promoções? venda directa?)
  • Como recebem esses serviços? (fisicamente? online?)

 

Na tua pesquisa online, imagina que lês alguns comentários de mulheres grávidas a queixarem-se de que não sabem como se devem alimentar na gravidez porque o médico sugeriu que engordassem 15 kg. Aqui encontraste um potencial público-alvo, que pode ser descrito da seguinte maneira:

Mulheres grávidas, com idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos, da classe social alta e média-alta, que procuram serviços de nutrição online.

Contudo, podes ter mais do que um público-alvo. Aliás, não deves juntar todos no mesmo grupo, pois os interesses das mulheres grávidas são substancialmente diferentes de uma pessoa que procura emagrecer, por exemplo.

Assim, para além de identificares melhor os teus potenciais clientes, também entendes a melhor forma de comunicar com eles.

Após teres presente a quem se destinam os teus serviços, será mais fácil construir toda a comunicação do teu perfil.

Já sabes quem são os teus clientes? Não os deixes escapar! Inscreve-te como Guru e oferece um novo e inovador ponto de contacto com a tua marca pessoal.

 

6 thoughts on “A importância de definir um público-alvo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s