A importância de definir um público-alvo

Antes de definires a tua comunicação, tens de perceber quem é o teu público-alvo. Neste artigo explicamos porquê e como o podes definir.

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É um personal stylist especialista em trabalhar a imagem de homens de negócios? O core do seu trabalho como business coach é ajudar startups a definir o seu plano estratégico? Quer trabalhar, apenas, com um público feminino?

 

Estas perguntas são pertinentes para perceber quem é o seu público-alvo e dirigir toda a comunicação nesse sentido.

É perfeitamente compreensível que queira obter o maior número possível de clientes, mas ao comunicar de forma genérica, corre o risco de perder os clientes que procuram um Guru exactamente com as suas características.

Uma comunicação bem direcionada atrai os clientes que quer ao invés de diluir o seu perfil entre os demais.

 

Público-alvo? O que é isso?

 

Pela sua natureza heterogénea, é impossível agradar de igual modo a todas as pessoas do mundo. Os gostos, interesses, valores e estilos de vida são diferentes e nenhuma empresa ou profissional pode assumir que o seu produto se adequa “ao público em geral”.

É essencial que estabeleça um público específico a quem o seu produto ou serviço vai interessar ao ponto de comprar.

O público-alvo engloba pessoas com características ou interesses idênticos. Podem ser definidos tendo por base critérios como o sexo, a idade e a classe social.

 

Como definir o meu público-alvo?

 

Provavelmente já tem uma carteira de clientes ou experiência suficiente para o ajudar a perceber quem é o seu público-alvo.

O conceito de público-alvo não é, no entanto, fixo – ao longo do tempo pode ir reajustando o seu público-alvo de acordo com o feedback e observação do comportamento dos seus clientes.

Se está a começar e precisa de definir quem é o seu cliente-tipo, pode começar por identificar a essência do seu serviço. A partir daí, considere o tipo de pessoas que necessita ou estaria interessada em utilizar os seus serviços.

 

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Ler sobre assuntos que lhe interessam em blogs e fóruns e prestar atenção às conversas nas redes sociais e as que mantém entre amigos ou conhecidos, podem ajudar a conseguir obter essa mesma informação preciosa.

 

Definir um público-alvo ajuda a direccionar a comunicação para as pessoas certas.

 

Para o ajudar a compreender o seu público, complete o seguinte exercício.

 

1. Caracterize os seus clientes atuais e os seus potenciais clientes tendo em conta:

  • Idade
  • Sexo
  • Classe social

 

2. Investigue quais os seus comportamentos de consumo de serviços:

  • Qual a frequência com que adquirem um serviço idêntico ao que tu ofereces?
  • Como procuram esse tipo de serviços (online? através de promoções? venda directa?)
  • Como recebem esses serviços? (fisicamente? online?)

 

Na sua pesquisa online, imagine que lê alguns comentários de mulheres grávidas a queixarem-se de que não sabem como se devem alimentar na gravidez porque o médico sugeriu que engordassem 15 kg. Aqui encontrou um potencial público-alvo, que pode ser descrito da seguinte maneira:

Mulheres grávidas, com idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos, da classe social alta e média-alta, que procuram serviços de nutrição online.

 

Contudo, pode ter mais do que um público-alvo. Aliás, não deve juntar todos no mesmo grupo, pois os interesses das mulheres grávidas são substancialmente diferentes de uma pessoa que procura emagrecer, por exemplo.

Assim, para além de identificar melhor os seus potenciais clientes, também entende a melhor forma de comunicar com eles.

 

Após ter presente a quem se destinam os seus serviços, será mais fácil construir toda a comunicação do seu perfil.

Já sabe quem são os seus clientes? Não os deixe escapar! Inscreva-se como Guru e ofereça um novo e inovador ponto de contacto com a sua marca pessoal.

 

7 thoughts on “A importância de definir um público-alvo

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